APRESENTAÇÃO

A UERN e o Departamento de Artes da UFRN realizam em conjunto o seu I Seminário de Artes e Educação. O evento ocorrerá no auditório do Complexo Cultural de Natal – CCN em um único dia no dia, 24 de agosto de 2011, e fará parte das ações do programa de Governo do Estado, Agosto Mês da Alegria e se realizará. O I Seminário de Arte e Educação tem como objetivo buscar estabelecer um diálogo permanente entre as produções acadêmico-científica realizada nas Universidades, a vivência dos professores e alunos de ensino das artes das Escolas públicas (municipais e estaduais) e a gestão das respectivas secretarias de Cultura e de Educação do Estado além da sociedade como um todo. Tem como foco a aproximação do saber teórico com as vivências práticas nas escolas, contribuindo para estabelecer um primeiro passo para a futura melhoria da qualidade do ensino de artes e, com isso, o desenvolvimento de uma perspectiva planejada, democrática para a relação entre arte e educação.
A meta é que com esse primeiro evento se possam apresentar dados, discutir realidades para o ensino das artes, os parâmetros curriculares para essa área, e, com isso, trilhar um espaço permanente de discussão coletiva entre professores do ensino médio, fundamental, docentes universitários, agentes públicos e comunidade.
. Consiste em um dia de evento onde serão debatidos os seguintes temas:

1.                  Arte e sua inserção no currículo escolar: proposta contemporânea para o Ensino de Arte (principais mudanças ocorridas no currículo escolar com a disciplina Arte).
2.                  programas e políticas públicas voltadas para a educação artística

         
Entre os convidados também constarão representantes de órgãos governamentais relacionados à Gestão Pública nas esferas Federal (Ministério da Cultura), Estadual (Secretaria extraordinária de Cultura, Secretaria de Educação, Fundação José Augusto – FJA) e Municipal (FUNCARTE - Fundação Cultural Capitania das Artes). Todas as apresentações serão sucedidas por sessões de discussões.
O público-alvo será composto pelos diretores, professores e alunos das escolas públicas, pelos graduandos de educação e/ou de artes das universidades, pelos movimentos sociais ligados ou não aos conselhos de bairro, com o propósito de promover reflexões e debates parceiras em torno da temática proposta pelo evento.